domingo, 29 de junho de 2008

Pavarotti

Pois é, o Pavarotti morreu em 6 de setembro de 2007 e eu não falei nada... Mas em 2007 eu quase não postei no blog...

Então fica aí a homenagem póstuma ao homem que me apresentou ao canto erudito. Eu já sabia o quanto ele foi fantástico e tudo o mais. Eu já sabia do seu envolvimento em causas humanitárias e tal. Mas hoje eu vi esse vídeo, e vi o quanto ele era humilde.

Em 1998, teve show do Pavarotti com o Roberto Carlos no Rio Grande do sul. Veja um pedaço de uma notícia do estadão, do dia da morte do Pavarotti:

"Já em 1998, o grande tenor italiano encontrou-se com o Rei da Jovem Guarda, Roberto Carlos. Em uma noite fria de abril, o Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, recebeu 60 mil fãs que ouviram o Rei abrir o show com sucessos como Emoções, Nossa Senhora e Jesus Cristo. Na segunda parte da apresentação, o Coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e os Pequenos Cantores do La Salle cantaram Amigo, sucesso de Roberto e Erasmo Carlos. Em seguida, Pavarotti soltou sua voz em canções como Una Furtiva Lacrima e La Donna E Mobile. Para fechar a apresentação, um dueto com Roberto Carlos e Pavarotti cantando Ave Maria, de Franz Schubert, e O Sole Mio." (reportagem completa aqui)

Pois bem, nesse final do show vemos o Pavarotti aplaudir o Roberto e se divertir com a música. E ele não demonstra qualquer descontentamento com a desafinação da orquestra em O Sole Mio... Humilde, simples, um cantor maravilhoso e um excelente profissional. Aí vai o vídeo da Ave Maria (se quiser entrar e ver no youtube, o link é este: http://www.youtube.com/watch?v=zFAjot89zHw), percebam como o Roberto está honrado de estar ao lado do Luciano e como o Luciano tira a voz no final para não "atropelar" o Roberto. Muito legal! ^_^




p.s.: Eu tenho o DVD de uma gravação do Requiem, de Verdi, com o coro e a orquestra do Scala de Milão, com regência do Karajan e um jovem Pavarotti cantando. E naquele 1967, com apenas 32 anos, ele era o melhor cantor no palco.

2 comentários:

Fred disse...

O cara era o cara, mesmo...

Anônimo disse...

adorei a homenagem, meu amor!
ele era demais mesmo! =)