quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Sandices, loucuras e cachorradas

Mais um post polêmico! Mas eu sempre gostei de polêmicas... ^^

Ontem, assistindo TV enquanto me arrumava pra ir à minha despedida (dois dias antecipada) da agência, assisti a uma cena que me deixou muito preocupado. Mas só num primeiro momento, depois eu me irritei numa proporção direta à minha preocupação anterior.

Bem, eu estava me arrumando e ouvindo o Bom dia, Brasil, que acabou enquanto eu me arrumava. Quando começou o Mais Você, A Ana Maria Braga estava com uma cara péssima! Ela começou a falar que não sabia se apresentaria o programa, que a produção já tinha dado carta branca pra ela não ir, que ela foi porque não só de alegrias se faz a vida, e ela tinha de dividir isso com os amigos (a audiência...)... E eu fui ficando preocupado achando que alguém tinha morrido! Mas alguém muito próximo, o marido, um filho, sei lá...

Foi quando Ana Maria Braga me vem com a pérola: "a minha cachorrinha Belinha morreu afogada ontem lá em casa." E começou o chororô que ela estava segurando até então.

Antes que falem alguma coisa, já deixo avisado que eu gosto de cachorros (os dos outros, eu não teria um porque dá muito trabalho...) e entendo que a pessoa fique sentida com a morte do animal, mas acho que devemos dar o devido valor às coisas... (e se fosse um cão de companhia de uma pessoa idosa eu até entenderia...) O que acontece com muitas pessoas, é humanizar o animal de estimação. Quem nunca ouviu (ou falou) frases como "O amor de um cachorro é muito mais sincero que o nosso", "Eu não consigo aceitar que animais não tenham alma" e outras coisas até mais sem sentido... Digo sem sentido porque essas pessoas parecem "esquecer" que o comportamento do animal é instintivo! E o emocional tão complexo do ser humano é resultado de um longo processo de fazer a Razão sobrepujar o instinto. Então não vamos atribuir a um animal que não tem o recurso da Razão, uma instância emocional (ou psicológica) tão profunda e complexa quanto a nossa.

Sinceramente, acho que estamos vivendo uma inversão de valores, e transferindo para os animais o afeto que deveríamos reservar aos nossos semelhantes. O resultado disso é que grupos de defesa dos animais estão tendo cada vez mais força e ONGs como o GENTE NOVA precisam suar a camisa pra fazer algo de bom para seres humanos. Por exemplo, o PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) criou uma equipe de resgate para os animais em Nova Orleãs. Nada contra, mas as pessoas já foram todas resgatadas? Os sobreviventes já foram todos assistidos e estão em segurança?

Não sei se me fiz entender, mas o cerne do problema pra mim é: "Se uma pessoa decepcionou você e você não conseguiu se recuperar, vá a um psicólogo antes de comprar um cachorro". Enfim, acho que é uma possível causa pra isso, as pessoas estão cada vez mais desiludidas com a humanidade e cada vez mais carentes, por causa da sua insatisfação consigo mesmas, e transferem para outras coisas (animais, atividades, somatização de doenças...) a energia que deveriam gastar num esforço de ser uma pessoa melhor.

É isso, vou trabalhar agora.
Beijos

2 comentários:

Anônimo disse...

O bom de ser franciscano é chegar à conclusão de que São Francisco provavelmente riria dessas pessoas...

Bacio!

Anônimo disse...

Como já dizia Eduardo Dusek:
"Troque seu cachorro por uma criança pobre!"
Valeu,
Fred