terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Carnaval

Quem me conhece sabe que meu programa preferido no carnaval é qualquer coisa longe de multidões. De preferência com o rádio e a TV desligados. Isso mudou um pouco com a TV a cabo, mas não totalmente...

Mas por quê eu não gosto de carnaval? Por quê eu não gosto da "expressão máxima da cultura brasileira"?
Em primeiro lugar, eu não tenho obrigação de gostar do que a maioria gosta. Mesmo assim, vou expor meus motivos:

1) Hoje é dia 10 de janeiro e já tem propaganda do carnaval na TV, mesmo que o carnaval só seja no fim de fevereiro...
O que acontece é que o país só fala de carnaval durante dois meses!!! Não tem outro assunto não? E o pior é que esse ano é de copa e de eleição!!! Podem destruir todos os outros continentes que no Brasil só tem 3 assuntos o ano inteiro!!! O carnaval, a copa e as eleições... E depois das eleições começam as propagandas do Natal, com aquelas musiquinhas todas tiradas do mesmo Cd de harpa e aquela versão horrorosa da Simone pra música do Lennon, que já não é grande coisa no original...
Esse é o problema, eu enjôo! Fica falando a mesma coisa o ano inteiro, eu encho o saco, desligo a TV e vou fazer alguma coisa útil com meu tempo...

2) O carnaval é expressão da cultura brasileira, mas hoje isso só é verdade fora dos grandes centros urbanos.
Se alguém me convencer que os carnavais famosos que têm Brasil afora (Rio, Salvador, Recife...) não tem como finalidade principal o lucro, eu retiro o que disse, mas duvido que alguém me apresente argumentos consistentes...
Em Salvador e Recife, ainda temos expressões da cultura local, mas, ainda assim, tornou-se um grande atrativo comercial para empresários de turismo, e eu temo que no futuro se torne tão descaracterizado como o do Rio de Janeiro, que é, claramente, o carnaval mais comprometido com os bolsos dos "cartolas".

3) O ópio do povo!
As pessoas sempre falam que o povo sofre muito, e precisa ter alguma alegria, e o carnaval é extremamente eficiente para desviar a atenção da população de todos os problemas. E a copa faz o mesmo papel. Pode cair o mundo que ninguém se importa, afinal, só vamos pensar nisso depois da quarta-feira... Providências para que esses problemas verdadeiramente deixem de existir ninguém toma.

4) Ninguém é de ninguém!
Precisa explicar? As pessoas se entregam a 3 dias de vida animal! Animal mesmo! Eu como, bebo, durmo, me junto ao bando, faço a dança do acasalamento e copulo!
Claro que tem aqueles que estão ali para se divertir, e talvez sejam até maioria, não sei... Mas não dá pra negar que, no carnaval, essa prevaricação é socialmente aceita. Isso eu não engulo!

5) Minhas rabugices...
Não gosto de aglomerações, não gosto de confusão, não gosto de música alta, não gosto de barulho, não gosto de bêbados, não gosto de promiscuidade. Aliás, é por isso que eu não vou a boates também...

É isso! Se você não for viajar no carnaval, me liga que a gente pode marcar alguma coisa tranqüila com diversão saudável pra fazer... Pode até ter música baiana que eu não me incomodo... :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu querido namorado! Eu topo ir no carnaval pra onde vc for, o importante é estarmos juntos viu? Tb prefiro longe da multidão! Te amo!